quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Espécie: Jabuticabeira!

Olá!
Hoje iremos mostrar aqui a espécie que nós mais admiramos: a jabuticabeira!
Ah que saudades de nossa infância  onde passávamos horas e mais horas pendurados nos galhos das árvores comendo aquelas bolotas pretas adocicadas ( de certo que vez ou outra umas vinham passadas e aquele gosto horrível na boca logo tinha que ser reparado por uma outra jabuticaba!), da facilidade em subir na árvore, e como sempre na dificuldade em descer dela!

A seguir mostramos fotos da espécie e de seus frutos:





A jabuticabeira é uma planta originária do Brasil, onde se encontra com mais frequência no sudeste e sul do país ( bem onde moramos, oba!) e tem o nome cientifico Myrciaria cauliflora, é uma espécie muito admirada para o cultivo de bonsai!
O pessoal vira e mexe costuma plantar a jabuticabeira em vaso, mesmo sem ser para bonsai (de certo que bonsai é planta em vaso, mas o que queremos dizer é diferente):


Cremos que seja pelas frutas que crescem no tronco, ou pelo tronco que descasca conforme a planta cresce e pelas suas folhas pequenas!
Perfeita para o bonsai!




É uma espécie que como todas as frutíferas gosta muito de água, um solo bem orgânico (antes de ser bonsai, pois depois deverá ser apenas substrato bem drenante mesmo), e sol. Mas gostam mesmo de sol! É uma das poucas espécies que conhecemos que depois das intervenções podem ser colocadas diretamente no sol e reagem bem!

Tentamos realizar a estaquia em um galho de jabuticabeira, mas não vingou. A alporquia também dizem que é difícil de pegar.

Esta é a jabuticabeira!
Uma espécie muito interessante, que os amigos brasileiros com certeza conhecem, e para os amigos estrangeiros que não conhecem: muito prazer, esta é a jabuticabeira!

É isso aí!
Até mais!


Um comentário: