domingo, 5 de agosto de 2012

Entortador de troncos caseiro: mais um!

Olá!
Alguns dias atrás postamos aqui fotos de nossa eugenia e do nosso primeiro entortador de troncos caseiro, aqui está o link: http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/07/eugenia-sprengelli-e-o-entortador-de.html

E hoje iremos mostrar aqui as peças necessárias para se fazer um também. Este segundo que fizemos é um pouco menor, mas a funcionalidade é a mesma. As peças usadas neste foram encontradas na sucata da empresa em que o Gil trabalha. São materiais simples de se achar em qualquer loja de materiais para construção. São basicamente porcas, parafusos ,arruelas e uma chapa com, trés furos.

Abaixo está a foto do entortador montado.


O processo é muito simples, simples mesmo. Foi utilizada uma chapa com três furos, dois ganchos com rosca, e em cada um destes ganchos utilizamos uma arruela e uma porca, pois estas porcas que serão apertadas com o tempo para dar movimento ao tronco. E no furo do meio utilizamos um parafuso e duas porcas, uma por dentro e uma por fora da chapinha. Este parafuso fica imóvel. Na ponta deste parafuso que fica encostada na árvore é necessário utilizar uma proteção, de borracha ou algum outro material que vocês acharem suficientemente resistente para impedir que a cabeça sextavada do parafuso não marque sua planta.
Abaixo está o entortador desmontado. É muito simples. 


Esta é a sequencia de montagem. Abaixo detalhe do gancho e da chapinha e das arruelas e porcas.



É isso aí! Quem quiser fazer vai em frente porque é fácil. Só é preciso tomar cuidado com o entortador. O primeiro que fizemos e deixamos na eugenia, estes dias atrás após entortar o tronco um pouco mais do que a planta aguentava, esta rachou a casca. Logo mais postaremos algumas fotos aqui para vocês verem.

É isso aí!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário