sábado, 18 de agosto de 2012

Jabuticabeiras: mudas em vasos de desenvolvimento.

Olá!
Quinta-feira passada o Gil ganhou umas mudas, agora sabemos que são jabuticabeiras, descobrimos no Atelier do Bonsai. Sexta-feira ganhamos mais uma de jabuticabeira e uma de goiabeira. Hoje iremos mostrar o transplante que fizemos para o vasa de desenvolvimento.


Acima estão as mudas. A 1ª da esquerda para a direita é a goiabeira, e as outras são as jabuticabeiras.
Hoje de manhã, sábado, fomos na loja Floricultura Maria Rosa e compramos quatro vasos para elas se desenvolverem. Colocamos pedrisco, mais ou menos uns 3 centímetros no fundo dos vasos, e usamos uma mistura de pedrisco e terra que estava na própria jabuticabeira.




Depois de retirarmos as mudas do plástico em que as mesmas vieram,retiramos boa parte da terra, deixando um pouco nas raízes, nunca arrancamos tudo, e deixamos elas no hormônio enraizador por mais ou menos umas meia hora. 
Na sequência abaixo a muda fora do plástico, sem a terra, e as quatro no balde com o hormônio enraizador.






Nas mudas que estão nos vaos de cor avermelhada, utilizamos mais pedriscos no substrato. Está em uma proporção de mais ou menos 70% pedrisco e 30% terra. 
E nos vasos de cor preta a proporção está dividida, 50-50. Pedrisco e terra.


Iremos ver o desenvolvimento das mudas nos diferentes substratos. 



Acima o substrato com maior n° volume de pedrisco, e abaixo o substrato meio a meio.


MascoBonsaiPoá,  um participante  do atelier do bonsai, que nos deu as instruções e nos recomendou colocar nos vasos e deixar lá por um bom tempo, uns 3 anos mais ou menos. Adubação será essencial.
A mistura de terra no substrato fizemos por conta própria mesmo, sempre lemos que a jabuticabeira gosta, e iremos ver se é verdade.

E é isso aí!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário