quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Espécie: Cambuí!

Olá!

Hoje iremos escrever aqui sobre uma espécie muito interessante: o Cambuí!

Sendo da mesma família da jabuticabeira, das pitangueiras e das goiabeiras, possui uma característica comum a todas as outras citadas antes: o tronco que descasca constantemente durante o seu crescimento, o que a faz ficar com um efeito marmorizado em sua casca. É uma espécie que gosta do solo sempre bem irrigado, e uma das características da espécie é sua madeira, de uma dureza incrível! 

Vejam abaixo uma foto da árvore:



E também mostrando o detalhe do tronco da mesma:


E das folhas:


Nós possuímos um exemplar de Cambuí também, que compramos da loja Ideal Bonsai. A loja é gaúcha, e logo o nosso querido Cambuí também é. Vejam ele nesta postagem:
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/06/pre-bonsai-shimpaku-e-cambui.html

Na foto acima não havíamos feito nada nele, somente colocar em um escorredor, e dias atrás realizamos uma poda para dar um formato mais legal ao exemplar. Mas em outra postagem mostraremos isto!

Não vemos muito sobre bonsai de Cambuí, mas os que vemos sempre são muito bonitos.
Abaixo alguns encontrados na net, bonsai e pré-bonsai:




Não vimos muita coisa diferente do estilo Hokidashi ( vassoura, onde o exemplar parece mesmo uma vassoura com as cerdas para cima, como os da primeira foto acima, no vaso azul), e o Moyogi (estilo reto informal). Cremos que isto se deva devido a dureza de madeira.

Iremos postar aqui um link da loja Bonsai Kai, onde eles publicaram um guia de cuidados por espécie, e este é o guia do Cambuí:
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Cambui.htm

E este é o Cambuí! Uma espécie muito interessante, quem nunca viu, vale a pena procurar um porque é bonito o danado!

É isso aí! 
Até mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário