terça-feira, 30 de outubro de 2012

E lá vamos nós: Chegou o Osmocote!

Olá!
Hoje a tarde finalmente chegou o que estávamos esperando faz alguns dias: o nosso Osmocote!

Compramos na Ideal Bonsai 2 quilos do produto e mais duas embalagem de musgo asfagno. iremos fazer alporquia com uma parte do musgo, e na outra colocar nas nossas plantas carnívoras!


Ainda esta semana colocaremos nas nossas plantas e mostraremos para vocês!

É isso aí!
Até mais!



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Espécie: Pitangueira!

Olá!
Iremos mostrar aqui uma espécie que creio que não seja tradicional no mundo bonsai: a pitangueira!
Hum, que delicia de frutinha dá esta árvore!

O nome científico é "Eugenia uniflora", e é uma árvore nativa da mata atlântica!

Pesquisando aqui descobrimos porque não vemos os frutos desta sendo vendidos no comércio: retirados da árvore eles estragam fácil demais. Muito rápido!

Antes da árvore dar frutos, surgem lindas flores brancas, e logo após, os deliciosos frutos!


A foto acima mostra o tamanho de uma pitangueira já adulta. Abaixo as flores e os frutos:




Muito lindo os frutos! Os pássaros adoram e nem podemos culpá-los por comer tudo!

Exemplares de bonsai com a espécie ficam muito lindos, e o bom é que por uma espécie nativa daqui, o sucesso do cultivo é muito maior do que as tradicionais. 

Nós particularmente gostamos muito mais das árvores nativas do que das tradicionais, muitas árvores lindas que com o tempo iremos postar aqui.
Abaixo alguns exemplares de bonsai de pitangueira retirados da net. 



E abaixo um exemplar de um participante do fórum do Atelier do Bonsai, o Edson 0605, onde ele cria uma pitangueira no estilo Kengai, a cascata. Em uma das fotos ele está florindo e na outra com os frutos:



Não iremos explicar aqui todos os cuidados com a espécie, mas iremos postar um link da loja Bonsai Kai, onde no site deles tem um "Guia de cuidados por espécies" , onde tem tudo o que deve ser feito com a espécie.


E esta é a pitangueira. Muitos dos que moram no Brasil já conhecem a espécie, sem dúvidas já devem ter dado uma roubadinha na pitanga da árvore daquele  vizinho chato que não quer que ninguém coma e mesmo assim planta a danada na calçada!
Mas quem não mora no Brasil e nos visita, amigos estrangeiros, prazer, esta é a Pitangueira!
Uma espécie que nós não vemos a hora que de frutos!

É isso aí!
Até mais!

domingo, 28 de outubro de 2012

Vídeo: Linday Farr No Mundo Bonsai episódio 12

Olá!
Dando continuação a serie Linday Farr no Mundo Bonsai, iremos postar aqui o décimo segundo episódio da série!

Mais uma vez apreciaremos o trabalho de fabricação dos lindos vasos de bonsai!

Segue o link do Vimeo:


É isso aí!
Até mais!

sábado, 27 de outubro de 2012

Como produzir frutos o ano todo!

Olá!
Sabemos que aqui mostramos nossas experiências em nossas mudas, mas sempre é bom ver um vídeo que fala sobre plantas em geral. E é isso que iremos postar aqui hoje. 
Um vídeo onde mostra como cultivar frutos o ano inteiro!

Não diferente dos bonsai que tanto apreciamos, todas as árvores são interessantes. E não mudam muito do bonsai a regra entre elas:
  •  Paciência;
  • Acertar na escolha da espécie;
  • Plantar vários tipos de frutíferas (da mesma maneira que cultivamos mais de uma espécie de bonsai);
  • Cuidar bem do solo ( para nós, substrato!),
  • Proteger os frutos!
É um vídeo curto mas muito legal.
Esperamos que gostem.


É isso aí!
Até mais!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Hoje é sexta! Música:"Interpol - Evil"

Olá!
Hoje é sexta-feira graças a Deus!
Tivemos um problema durante a semana devido a uma forte chuva que deu aqui em Sorocaba. Um relâmpago caiu aqui perto da casa onde moramos, e acabou danificando o nosso PC.  Ficou a semana inteira no conserto pra trocar algumas peças.Por isso não postamos nada. Mas tanto faz! Agora está tudo bem!

pelo visto a chuva faz muito bem para todos do reino animal e vegetal, mas os seres do reino eletrônicos as vezes sofrem um pouco!

E pra comemorar iremos postar aqui um som de uma banda que na verdade só conhecemos esta música, mas é muito boa! E o clip é uma curtição! Muito bem feito!
A banda se chama Interpol, e a música se chama Evil.

Pra curtir !


É isso aí !
Até mais!


E viva a manutenção de micros!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Espécie: pingo-de-ouro! O primo pobre na arte bonsai...

Olá!
A partir de agora iremos também mostrar algumas espécies utilizadas para o cultivo de bonsai, sejam elas apreciadas ou não pelos bonsaístas. O importante é que gostamos desta que iremos postar hoje: o Pingo-de-ouro! A Duranta, como também é conhecido.

Já lemos e muitos lugares por aí chamarem ele de "primo pobre" dos bonsai! Cremos que seja pela facilidade que se encontra, e por não ser uma espécie tradicional.

Mas tudo bem! 
Também não somos nada tradicionais!

Vejam algumas fotos do pingo-de-ouro que achamos no Google Imagens da m,aneira como normalmente costumamo ver pelas ruas :




E quando frutificam, estes são os frutos:


Então o nome Pingo-de-ouro!  As bolinhas amareladas não tem como negar a espécie!

E abaixo alguns exemplares que achamos na net:



Acima está o exemplar de um participante do fórum do Atelier do Bonsai, o Élio. A imagem é de uma foto do ano passado. Cremos que atualmente o exemplar esteja muito mais desenvolvido.

E abaixo um trabalho do Ricardo Paiva.


Muito bonitos os dois exemplares. E o bom é que é uma espécie totalmente adequada ao clima brasileiro. Lendo aqui na net , vimos lugares onde apontam a origem da espécie no Brasil, outro lugar dizia que era no México. Por nós, tanto faz!

Só o que importa realmente para nós, é a beleza da espécie. 

Gosto é que nem pescoço, foi a frase que lemos dias atrás no Atelier do Bonsai, pra deixar o ditado popular mais bonito. E para nós, duranta, pingo-de-ouro, é demais!

Agora é partir para o cultivo de algum aqui.

É isso aí!
Até mais!

domingo, 21 de outubro de 2012

Vídeo : Lindsay Farr no Mundo Bonsai Episódio 11.

Olá!
Dando continuação aos vídeos da série Lindsay Farr no Mundo Bonsai, onde neste episódio vemos a confecção de vasos de bonsai, realizada de forma extremamente rápida!

Segue abaixo o link do Vimeo:


É isso aí!
Até mais!

sábado, 20 de outubro de 2012

Troca de substrato: por que realizar?


Olá!

Quem se interessa pela arte bonsai e já leu alguma vez uma revista, algum site ou qualquer outra coisa sobre bonsai já percebeu o quanto se fala de troca de substrato nos vasos.

Navegando no fórum do Atelier do Bonsai, como fazemos sempre, encontramos uma ótima explicação dada pelo participante do fórum Nickfury.

Abaixo iremos colocar alguns trechos da explicação realiza por ele . 

Apreciem com moderação!

=)

Por Nickfury:

Ao deixarmos uma arvore crescer num mesmo vaso, sem trocar seu substrato periodicamente, a tendência dentro de alguns anos é que as raízes encheriam o recipiente totalmente, e quando chegassem a isso, a agua da rega diária e o oxigênio necessário às raízes, não iriam circular no interior do substrato como deveria. Sem agua e sem ar, as raízes não podem alimentar-se adequadamente, e fatalmente a arvore iria definhar, secar e morrer, sem salvação. 

Antes de ocorrer isso, é bem provável que a falta de oxigenação nas raízes levaria a seu apodrecimento, devido ao que chamamos de asfixia radicular. Além disso, temos que considerar que as raízes também envelhecem e em poucos anos só haveriam raízes grossas, eliminadas então as finas raízes capilares, que são as principais captadoras de nutrientes e umidade no interior do substrato. (raízes grossas, salvo o nebari, não têm no vaso a mesma finalidade que no solo: sustentação). Portanto, raízes grossas são sempre as primeiras a serem cortadas fora, quando reenvasamos uma arvore. 

Nesse ponto sem volta, chegaria então o momento em que o substrato deixaria de ser um meio adequado para o desenvolvimento da arvore. Gradativamente o tamanho dos grânulos do substrato iriam se tornando cada vez menores, até se converterem em pó, compactando em demasia o solo, impermeabilizando-o, quando então esse substrato perderia sua capacidade de reter agua, ar e nutrientes. 


Acerola de um participante do fórum, é uma estaca colocada neste vaso há dois anos atrás.

O transplante e a poda de raízes servem, portanto, para a dupla função de renovar o substrato e fortalecer o desenvolvimento do sistema radicular da arvore, rejuvenescendo-o continuamente. 
Importante termos em mente que a frequência do transplante (ou reenvase) irá depender muito da espécie cultivada. Normalmente as raízes de espécies de folhas caducas crescem mais rápido que as de folhas perenes. As arvores jovens crescem também mais rápidas que as velhas, de modo que por isso precisam de um transplante mais frequente. O clima também é um fator a ser considerado nessa equação, pois ele influi no ritmo de crescimento. Além disso, também podemos prever e modificar a frequência com que transplantamos a depender do plano de construção do nosso bonsai. 

Dependendo da porcentagem em que se encontram os três elementos: agua, ar e terra, iremos alterar as proporções da nossa mistura de substrato (que definirão, por sua vez, boa drenagem, oxigenação e retenção – tanto liquida quanto de nutrientes aportados). Regra geral, quanto maior for o granulo, maior será então a porcentagem de agua e ar em circulação, o que irá influir no crescimento/desenvolvimento das raízes. 

...

Ora, perguntam: como o oxigênio poderá influir? Quanto maior for a porcentagem de oxigenação, mas rapidamente irão crescer as raízes (maior volume radicular, raízes mais grossas), e ao contrário, quanto menor seja a porcentagem de oxigênio, menos as raízes crescem, atrasando o desenvolvimento da planta como um todo. 

Aqui, portanto, há um segredo embutido: se cultivamos arvores novas, jovens, e buscamos seu desenvolvimento, iremos utilizar então grânulos maiores na composição do substrato (caco cerâmico e pedriscos maiores, p.ex.), mas se temos um bonsai pronto, finalizado, então iremos usar grânulos menores ou mais finos. 


E para acabar...

Por isso, ao reenvasar ou replantar, sempre iremos usar um novo substrato, trocando-o pelo anterior, que descartaremos, pois com a rega diária sabemos então que os grânulos irão se desfazendo aos poucos, compactando o solo até que este fique apenas o pó, ou uma pasta argilosa, que causa encharcamento pela absorção excessiva e retenção excessiva da agua da rega, impede a circulação do oxigênio nas raízes, e não permite uma correta da absorção, por parte delas, do aporte regular de adubação que realizarmos.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós. 


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)


Pois é, nunca pensamos que um iriamos copiar e colar as coisas aqui no blog, mas tem coisa que não dá pra deixar passar batido!

Abaixo algumas imagens encontradas na net . Jogamos no google "substrato" e apareceu algumas destas:





Dá vontade de sair por ai quebrando tilojo e telha vendo as imagens!

É isso aí!
Até mais!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Música: Holly Tree:Stuffed

Olá!
Hoje é sexta-feira graças a Deus, e para curtir um som de uma banda nacional mas que canta em inglês chamada Holly Tree, uma das prediletas do Gil. Uma banda que ele escutou muito na adolescência.

Segue o som, pra curtir sem relaxar!


É isso aí!
Até mais!


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Evolução de jabuticabeira: retirada do solo seca, agora desenvolvendo!

Olá!
Há algum tempo, encontramos uma muda de jabuticabeira plantada perto de casa, quase seca, e pedimos para o dono dela se poderíamos pegá-la. E ele disse que sim.
Ainda tinha o torrão que ela veio do viveiro (cremos), e assim estava:



Na foto acima já havíamos molhado o torrão que ele veio. O Gil levou esta jabuticabeira para a empresa em que ele trabalha, e plantou no canteiro que ele fez. 

E como sempre tudo o que se cuida dá certo, olha como ele está :




Esperamos que as brotações surjam em demasia agora!
E viva a primavera!

É isso aí!
Até mais!


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Desenho : Projeto Buxinho Literati!

Olá!
Hoje iremos postar aqui um desenho que o Gil fez pensando no projeto de seu buxinho. Abaixo segue a foto do buxinho:


Pensamos em fazer o estilo livre, com jin em metade do exemplar, que já está descascado e a outra metade com a copa densa e cheia.

No desenho foram utilizados os materiais: lápis grafite, giz de cera, lápis de cor e caneta hidrocor.
E  assim começou o desenho:










E agora com a arte final:





Os detalhes sempre enriquecem os desenhos, por mais simples que estes sejam:




Logo mais faremos novos desenhos!
É isso aí!
Até mais!

Centésima postagem: valeu!

Olá!
Hoje é a nossa centésima postagem! Quem diria! parece que foi esses dias que postamos sobre o buxinho, a acerola, a alporquia no parque...
Agradecemos a todos que nos acompanham e que tem a paciencia de ler nossas experiências, valeu!

Não ganhamos nada com o blog, só gastamos tempo e dinheiro, mas é uma satisfação muito grande ver o número de visitantes só aumentar!

Não podemos de deixar de agradecer aos amigos de outros países que nos acompanham, aos americanos, portugueses, russos, italianos, alemães, japoneses, belgas, poloneses, chineses, espanhóis, aos muitos países africanos e asiáticos  entre outros que já nos visitaram!


É muito bom saber que um montão de gente se interessa por esta arte tão magnífica!

Muito obrigado!

Esperamos que esta seja a primeira centena de muitas outras postagens que virão por aí!

É isso aí!
Até mais!

domingo, 14 de outubro de 2012

Vídeo: Lindsay Farr no Mundo Bonsai Episódio 10

Olá!
Hoje iremos postar aqui o décimo episódio da série Lindsay Farr no Mundo Bonsai!
Neste episódio , Linday Farr nos mostra um viveiro onde são cultivados shimpakus, pinheiro vermelhos entre outros. 
E nos mostram também uma fábrica de vasos. 

Vale muito a pena assistir!

Segue abaixo o link do Vimeo:


É isso aí!
Até mais!

sábado, 13 de outubro de 2012

E lá vamos nós: fertilização com Osmocote!

Olá!
Ontem realizamos a compra de um produto muito interessante chamado Osmocote!
Compramos pelo site da loja Ideal Bonsai, já que realizamos uma compra lá uma vez e deu tudo certo, iremos realizar esta nova compra do Osmocote.

Ele tem o N-P-K 15-09-12 com micronutrientes, com a liberação lenta de três a quatro meses. 
Este produto tem a liberação lenta devido aos nutrientes ficarem em uma cápsula que vão sendo liberados lentamente conforme a rega.
Vejam as imagens do produto abaixo:



Assim são os grãos do produto, e abaixo a embalagem de 1 quilo que compramos 2 unidades, cremos que dois quilos de para um tempo para nós.

Iremos utilizar este fertilizante pois a dobradinha torta de mamona e farinha de ossos não dá muito certo aqui, pois mesmo com o processo de fermentação dos mesmos, ainda fica um cheiro indesejável aqui. 

O mesmo não ocorre com o Osmocote. 
Sempre vemos muito o pessoal utilizando este tipo de adubação. O único contra é o preço do produto. Iremos pagar 40 reais em 1 quilo. O saco com 22 quilos e algumas gramas custa em torno de 370 reais. O que significa que o quilo sairia em torno de 16 ou 17 reais. Bem mais barato, mas é difícil comprar uma pancada de produto também. Quem sabe futuramente não será necessário? 

Mas por enquanto 2 quilos está bom.

Segue um vídeo onde explica o processo de como os nutrientes são dispensados das cápsulas após as regas. O vídeo está em inglês, mas é de fácil entendimento.


Agora é pagar o boleto da compra, e esperar umas duas semanas o nosso Osmocote chegar. 

É isso aí!
Até mais!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Música:Buzzcocks - "Ever Fallen in Love?"

Olá!
Hoje ésexta-feira e graças a Deus também é feriado!

Pra curtir um som muito louco de uma banda chamada Buzzcocks, com a música " Ever Fallen in Love?".
Uma banda muito antiga mas muito boa!

Pra curtir sem relaxar!



É isso aí!
Até mais!



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mudas de pinheiro!

Olá!
Iremos mostrar aqui como estão nossas novas mudas de pinheiro, o Gil coletou as sementes na empresa em que ele trabalha e assim estão elas:






São duas as sementes que germinaram, e hoje , quinta feira véspera de feriado, o Gil coletou mais uma que ele encontrou na empresa em que ele trabalha. Na verdade quem enmcontrou foi o Reginaldo, um senhor que trabalha lá. Outro dia postaremos a foto da coleta.

É isso aí!
Até mais!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Evolução de goiabeira.

Olá!
Tempos atrás ganhamos uma muda de goiabeira, onde mostramos aqui nesta postagem:


E colocamos ela do escorredos para o chão nesta outra postagem:



Então, depois de pouquíssimo tempo transplantada no chão, ela começou a brotar. Iria brotar igualmente se estivesse no escorredor, pois a brotação estava prestes a acontecer. Vejam :


Agora é esperar e ver o que dá!

É isso aí!
Até mais!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

E lá vamos nós:Torta de mamona e farinha de osso.

Olá!
Como já postamos aqui que iriamos começar a fazer a fermentação da torta de mamona e da farinha de ossos. 
E começamos! 
Alguns  sábados atrás fomos ao Ceagesp Sorocaba, e compramos a farinha de ossos lá. Não encontramos a torta de mamona lá. O que acabou sendo muito bom, já que em frente ao Ceagesp Sorocaba existe uma  loja muito boa de produtos agrícolas. Não sabemos o nome da loja, mas quando formos lá novamente nós marcamos o nome.
Foi lá que compramos a torta de mamona, por um valor muito bom!
Quatro reais o quilo! Comparado com a torta de mamona que vende em caixinha, ela é bem menos fedorenta e mais barata!

Perguntamos para a vendedora:
-Tem torta de mamona? Qual é o valor?

A vendedora respondeu:
-Tem sim! Quantos quilos que voce quer? Um saco de 50 quilos, 30 quilos?

Lá vende muito mesmo! Mas compramos só 2 quilos. 


Colocamos em um balde de plástico e misturamos com água. Na água que utilizamos colocamos um pouco de fertilizante líquido. E depois de misturado ficou assim:



Acima sem misturar a água, e abaixo depois de tudo misturado.




Colocamos em potes e vasos separados para fermentar.





O Gil levou a mistura para a empresa em que ele trabalha, e lá ficou por mais alguns dias fermentando em um lugar que era aberto. Pois fede demais! O cheiro é terrível, não iremos mentir.


E lá foi o Gil fazer as bolachas com a mistura. Depois de 2 dias na sombra, ele fez as bolachas fazendo bolinhas e apertando na palma da mão para ficarem achatadas. 






Fizemos isto em apenas algumas, pois o processo é terrivelmente fedorento, e como o Gil fez na hora do almoço dele, ele passou o resto do dia fedendo adubo orgânico no trabalho. E o pessoal ao redor dele falava:
-Que cheiro estranho aqui, não?

E o Gil:
- É! Tá um cheiro forte mesmo! Deve ser o esgoto que o pessoal está mexendo lá fora...

Mentiroso......

Deixamos secando aas bolachas no sol por mais uns 5 ou 6 dias, e depois assamos no forno. 

Mas a maior parte desta mistura o Gil colocou em uma caixa de papelão com um plástico para secar. 
A maior burrice que poderia ter feito ele fez!
Não secou, o negócio ficou seco em cima e totalmente podre no meio e embaixo, e como não tinha rede para proteção de mosquitos, os danados colocaram ovos lá e encheu de verme e besouro.
Resultado: jogamos tudo fora!

Aprendemos que é necessário fazer apenas a quantidade que será utilizada. Ou seja, para nós aqui, pouco!

Mas é assim mesmo, errando e aprendendo!

Agora com as bolachas prontas, colocamos nas bordas dos vasos, e iremos ver no que dá!


É isso aí!
Até mais!