segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Espécie: Amoreira!

Olá!
Iremos mostrar aqui a amoreira, uma árvore muito comum na região onde moramos. Tanto que achávamos que era originária do Brasil, mas não é, é da Ásia e apesar de ser originária de regiões do clima temperado, se adapta muito bem ao clima tropical e sub-tropical!





A amoreira é uma frutífera de folhas médias, e de frutos pequenos. É uma árvore perfeita para cultivarmos em casa, apesar de algumas pessoas se incomodarem com a quantidade de amoras que caem no chão na época de frutificação. Um problema simples resolvido colocando um plástico no chão e coletando as amoras depois.


As folhas da amoreira são utilizadas na alimentação do bicho-da-seda! Deixa a folha para os bichos e as frutas para nós!


A amoreira é utilizada como bonsai também, não sabemos se é muito apreciada para isto, mas nós gostamos muito da ideia! Os que vimos na internet são lindos,e estamos cultivando algumas mudas aqui em casa também! 

Vejam alguns exemplares:






Bom, quando o exemplar já é um bonsai formado, pode-se ficar em substrato 100% inorgânico, sendo que os nutrientes serão acrescentados de acordo com a adubação realizada, mas enquanto não é um bonsai formado ainda, recomenda-se um solo com muita matéria orgânica, e bem drenante, só não tolerando muito as geadas e nem ventos fortes! 

Multiplica-se muito facilmente por estaquia e mergulhia de ramos, que nada mais é do que afundar um ramos da árvore no solo, onde neste irá se desenvolver raízes. Mas em relação à estaquia, já vimos que funciona mesmo! Enraíza sem frescuras!

Então esta é a amora, esperamos que vocês tenham gostado! Quem nunca comeu amora, está perdendo tempo!

É isso aí!
Até mais!

4 comentários:

  1. LEGAL MAIS ÉLA É MUITO DIFICIL DE MODELAR PELO FATO DAS FOLHAS LARGAS COMO EU RESOLVO ISSO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com técnica de desfolha, com o tempo elas vão ficando cada vez menores.

      Excluir
  2. Ganhei uma amoreira (bonsai) ontem, e não sei nem por onde começar com ela. Ela já tem inclusive alguns frutos, mas o tronco é fininho. Qual o primeiro passo, como cuidar, quanto regar... não sei nada! Um abraço. Fabiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regra mais importante é não deixar faltar água, mais tbm não deixar virar um pântano. Referente a adubação pode utilizar Osmocote em pequenas quantidades de 3 em 3 meses.

      Excluir