terça-feira, 28 de agosto de 2012

A estaquia de jabuticabeira: Nova brotação!

Olá!
Há algum tempo atrás, nos pedimos para o nosso amigo Cascavel uma estaca de jabuticabeira que ele tem na casa dele. Aqui está o link onde mostramos o dia em que ganhamos a estaca:

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/07/nelson-dos-santos-cascavel-e-estaquia.html

Então, sabemos que é muito difícil dar certo uma estaquia de jabuticabeira, que as raízes são difíceis de sair, mas assim mesmo tentamos, e para nossa alegria saiu uns brotinhos nela dias atrás!
Vejam só:




A estaca está no mesmo vaso desde o dia em que ela chegou aqui em casa. 
Vimos em muitos lugares dizerem que mesmo apesar de surgirem brotações, a estaca não enraíza. Pessoas relataram que depois de um ano não havia saído raiz nenhuma. O que é um problema.

E o que vamos fazer?

Bom , vamos deixar mais de um ano lá! Se preciso for, que fique uns três, quatro anos! Sabemos que é preciso trocar o substrato e tudo mais, mas vamos ver o que vai dar!



Esta estaca tem um valor muito grande para nós, por ter sido nos dada pelo nosso grande amigo Cascavel!

Pensamento positivo e paciência!
Futuramente postaremos mais fotos dela!
É isso aí!
Até mais

10 comentários:

  1. Boa noite quanto tempo demorou para sair esse broto?

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma estaca com mais ou menos dois dedos de grossura sai uns brotos depois de um mes mais ou menos..mas ainda nada d raiz tbm estou esperançoso e aguardar q de certo e saia raizes nem q leve muitos anos..se issi acontecervai ser muito gratificante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acredito na natureza já vi tantas técnicas pra muda uvas e aqui em casa, amazonas onde dizem que não dava certo, todo pedaço de galho que planto enraiza muito rápido e crese intensamente acho que porque no meu canteiro de mudas tem muita minhoca e eu sempre alimento elas com matéria organica

      Excluir
  3. fiz vários vasos de diversas maneiras , e todos estão brotando ,mas ainda devido a serem recentes não notei raízes ainda .Estou regando as plantinhas com muito carinho e colocando complexo B diluído em àgua é um enraizador que pode dar certo . usei em um dos vasos o método novo de abrir a ponta do galho e colocar uma banda na terra e a outra na água , dizem ser fatal pega mesmo , estou aguardando como um filho sendo gerado ....

    ResponderExcluir
  4. Não funcionou comigo, desisti de estaquia.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. E se irmão Broto a parada

    ResponderExcluir
  7. Gente meu galho está todo botadinho será que enraizou tem 2meses e meio que plantei na areia e enfie dentro de um balde com água e agora como eu planto com ou sem areia, tenho medo de tirar a areia da raiz e morrer

    ResponderExcluir
  8. Estou fazendo experiência. Há + / - três meses depositei um galho, com espessura de aproximadamente 02 cm., em recipiente com água, somente ague e isolei com saquinho plástico, mantendo assim a umidade. Deixei algumas folhagens no galho para observar a evolução do processo. Ainda não surgiram brotos e nem raizes, porém as folhagens persistem em sua grande maioria e as que caem se decompoem na agua. Creio que ajudam na adubação. Esperançoso que vai dar certo. Paciência.

    ResponderExcluir