quinta-feira, 6 de setembro de 2012

E lá vamos nós: Estaquia com muda de pinheiro.

Olá!
Como postamos aqui da última vez o vídeo do mestre Hidaka fazendo uma estaquia em suas mudas de pinheiro. 
Mostramos aqui em nosso blog todo o processo desta muda, desde a colheita da pinha, a germinação, e agora iremos mostrar o sashiki, ou em bom e claro português, a estaquia da muda.

Para nós não foi fácil pois não utilizamos sementes comprada pela net, o Gil colheu um monte de pinha pelos arredores da empresa em que ele trabalha, e de um monte de semente que coletamos e colocamos na água para ver qual estava boa e qual que não estava, apenas umas 20 afundaram , e foram as que usamos.

E de todas estas 20 apenas uma germinou.

E desta uma, que chamamos de Agostinho, que fizemos o processo da estaquia.

É difícil pois sempre corremos o medo de perder a nossa muda, não só a gente mas como muita gente que está lendo isto agora, Mas igualmente o Cascavel falou para o Gil:
" É preciso fazer as coisas para ganhar experiência"

E foi isso que fizemos!
Experiência feita e iremos mostrar as fotos e o processo para vocês. Aí estão:

Primeiro , segundo o vídeo do mestre Hidaka, preparamos o cortamos a muda acima das raízes e colocamos no hormônio ( vitamina b1), mas o Hidaka coloca somente na água, pois segundo ele,  não tem dinheiro para comprar hormônio! O bom humor dele deixa o vídeo que já é muito bom excelente!




A imagem acima mostra a faca que o Gil tentou utilizar na 1ª vez que ele foi cortar a muda, mas não deu muito certo pois é preciso realizar um corte preciso, sem "morder" o caule da muda, o que não aconteceu com o uso da faca. 
Então utilizamos uma lâmina de navalha que a Fuka utiliza para fazer os pézinhos dos cabelos que ela corta ( sim , ela é cabeleireira!).


Aí o corte foi preciso! E abaixo colocamos no hormônio.



Enquanto a muda fica na água, fomos preparando o vaso. No vídeo da última postagem mostra todo o processo.
Usa-se um tubo para separar a areia mais grossa que fica ao redor da areia fina que fica no centro. Como não tínhamos areia utilizamos uma terra com poucos pedriscos. 
No fundo do vaso, colocamos pedras maiores, e depois colocamos o tubo e a terra mais granulada ao redor do mesmo, em seguida a terra fina no meio 







Acima a terra mais grossa, e abaixo a terra fina sendo colocada no tubo. Observe que quando retiramos o tubo a meio do vaso fica com a terra  mais fina .


                                     




Depois de feito este processo, colocamos um lápis no meio onde será colocada a estaca e molhamos um pouco para quando retirarmos o lápis o local ficar aberto para a estaca.






Depois é só colocar a estaca no lugar e apertar um pouco a terra em volta para segurar a mesma na altura desejada. Colocamos o hormônio que estava no potinho em que a estaca ficou descansando na muda.





E foi assim que o Agostinho ficou depois de todo este processo:


Fizemos este processo ontem ,na quarta feira, e hoje, depois de 24 horas do processo, não houve nenhuma mudança em relação a estaca, ela está do mesmo jeito que estava ontem, nem mais murcha nem mais cheia.

Menos mal!

Vejam a foto que tiramos hoje dela:



O Gil coletou mais umas pinhas e iremos fazer todo o processo de novo, da busca das sementes até a estaca. Mas isto é coisa para outra postagem!

Boa sorte pra gente e pra todos que experimentam novidades também!

É isso aí!
Até mais!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo experimento. Conheço essa planta como casuarina ( casuarina equisetifolia). Estou tentando propagar por estaquia e sementes.

    ResponderExcluir
  2. Cortamos muito acima, deveríamos ter cortado mais abaixo, se for fazer o mesmo, corte bem na raiz mesmo porque ele não resistiu!

    Até mais!

    ResponderExcluir