quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Torta de mamona e farinha de osso: fermentação e bolachas!!!

Olá!
Estamos pensando aqui em fazer a fermentação na torta de mamona/farinha de ossos, e andamos conversando com o amigos do fórum do Atelier do Bonsai sobre o assunto, e obtivemos muitas respostas, mas iremos publicar uma aqui de um participante chamado " Nickyfury".
Quem é participante do fórum ou pelo menos já deu uma olhada lá já deve ter visto o grau de conhecimento deste amigo, que é muito grande. 
Realmente a experiencia faz a diferença. 
O texto é um pouco longo , diferente da maioria que postamos aqui, mas isso é devido a capacidade de explicação do Nicky, onde mostra três opções de fermentação , e a leitura realmente vale a pena!


Por Nickyfury:



A fermentação é um processo de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como fungos, bactérias, etc. 


A torta de mamona é um produto resultante da prensagem da mamona. É um adubo orgânico nitrogenado usado para ajudar a reestruturar o solo, facilitando a aeração e controlando a umidade. Pode ser usado em todos os tipos de plantas, respeitados o tamanho da planta, grossura do tronco, e visando sempre determinada finalidade (aumento, crescimento, densificação, fortalecimento, recuperação, etc). 




A farinha de osso, por sua vez, é um fertilizante natural rico em fósforo, cálcio e nitrogênio, elementos essenciais ao crescimento, floração e frutificação das plantas. É um adubo orgânico muito seguro, não queima as plantas. Além disso é um forte estimulante da floração e frutificação. 




Esses dois compostos, misturados, não exalam tanto mau cheiro assim. Porém, ao adicionarmos agua, eles iniciam então o processo de fermentação, advindo então um odor forte, decorrente desse processo degradante, ou seja, apodrecimento puro e simples. 




Há diversas misturas que o pessoal tem praticado, visando corrigir esse problema do forte odor. Uma de gosto particularmente, embora seja um tanto quanto dificultosa, é a seguinte: 




1) duas partes de torta de mamona para uma parte de farinha de osso, um pouco de farinha de trigo para dar liga. 

Depois de misturado os ingredientes, deixe por uns dois dias,na sombra (aconselho utilizar na mistura acido folico ou bórico, para afastar as moscas). 

Passado este periodo, faça bolinhas ou bolachas e deixe secar ao sol, por uma semana e depois asse em um forno comum (de fogão a gás) em fogo baixo, até que fiquem bem secas, sem queimar. 



Durante o período de exposição sombreada, ao ar livre, ocorre parte da fermentação, mas sem odor muito forte. Deve-se manter a mistura levemente úmida, para não secar e endurecer, o que irá dificultar a confecção das bolas ou bolachas se não se cuidar. 




Quando levada ao forno, não irá contaminar o forno, seja pela composição, seja pelo cheiro, pois não terá o odor forte caracteristico nessa fase. 




Abaixo, outra receita, dessa vez do bonsaista Rock Junior (Terra Bonsai, Nova Lima/MG): 




2) 750 gramas de torta de mamona 

- 250 gramas de farinha de osso 

- 100 gramas de esterco de galinha puro bem curtido 
- 100 ml de óleo de peixe ou óleo de figado de bacalhau 
- 100 ml de algum adubo foliar liquido ( ou 100gramas de adubo quimico em pó) 
- 200 gramas de farinha de trigo ou amido de milho (para dar liga) 
Misturar os componentes e adicionar agua até atingir uma consistencia pastosa. Você pode fazer bolas (tipo pão de queijo) ou colocar em bandeja e cortar em quadrados, deixando secar à sombra. Esta formulação fica pronta para uso depois de uma a duas semanas após manipulada e tem duração media de 30 dias, após aplicada. 




O problema maior é a fermentação. Quando temos espaço de sobra, como um quintal grande, podemos colocar a mistura para secar, em forma de bolotas, dentro de algum recipiente, como um tambor plastico ou bacia plastica grande, cobrindo-a com algo que evite cair agua dentro e comprometer o trabalho. O mau cheiro ficará no ar por alguns dias, mas em pouco tempo acaba e então poderemos usar as bolotas sem problema de mau cheiro. 




Uma outra mistura, enriquecida, me foi indicada pelo mestre Hidaka: 




3) após misturar bem em proporções razoáveis (+ de torta - de farinha) os componentes principais, ao invés de usar agua para fazer a massa, use um adubo liquido diluido em agua, cuidando de usar o minimo recomendado pelo fabricante. Assim, a mistura estará enriquecida com micros e macros nutrientes, nutrindo melhor as plantas. Claro que, depois da massa pronta, confecciona-se as bolachas e pomos a secar conforme indiquei acima, pois o mau cheiro irá se instalar como de costume. Ainda, segundo Hidaka, podemos acrescentar um pouco de veneno para formiga, formicida em pó, tipo os da marca Pikapau, para combater os germes (gusanos) que irão eclodir dos ovos depositados pelas moscas varejeiras e similares, que geralmente são atraídas pelo odor fétido durante a fermentação.

_________________

que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós. 



E esta é a dica de nosso amigo.
Como vocês puderam ver, sabe muito!
Um ponto de referência para muitos de nós, os principiantes na arte!
Visitem o site http://www.brasiliabonsaiclube.com/, é muito legal, e como o Nycky mesmo escreve, vc é sempre bem vindo!
Esperamos que vocês tenham gostado!

É isso aí!
Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário