sábado, 28 de julho de 2012

O fertilizante mineral misto e a nossa inexperiência de principiante ...

Olá!
Isto que iremos escrever mostra o que fizemos logo na nossa 1ª semana mexendo com plantas.que sirva de exemplo e ajude!
Assim como gostamos de bonsai, também gostamos de plantas em geral. Cactus, suculentas, plantas ornamentais, entre outras. Um dia, na rua de trás da casa onde moramos, compramos uma espécie que não sabemos o nome, mas sempre vemos em muitos lugares. Vejam ela abaixo:


Bom, nesta foto ela já esta em um vaso de plástico relativamente grande. Segundo o rapaz que nos vendeu, ela foi encontrada no meio do mato perto de onde ele trabalha e ele realizou um yamadori com a mesma, e como ela era apenas uma mudinha, ela a plantou em um fundo de garrafa pet cortado. E por lá ela ficou por cinco anos! Isso mesmo! Ela ficou cinco anos no mesmo recipiente por todo este tempo sem nunca ter sido transplantada para outro lugar. Resultado: as raízes tomaram todo o espaço que tinha terra, e virou um amontoado de raízes. 
O Gil retirou ela de onde estava e as raízes estavam no formato  do fundo da garrafa:



Então lá foi o Gil tentar desembaraçar as raízes depois de lavadas. E também foi cortado um pouco das mesmas:


Como no dia anterior tinha sido a nossa 1ª visita ao Ceagesp Sorocaba , e compramos um monte de coisas, entre elas um fertilizante mineral misto da Vitaplan NPK 10-10-10, não pensamos duas vezes para trocar a planta de lugar. Colocamos ela no vaso com um substrato comprado chamado Florestrato, e resolvemos colocar o fertilizante.
E colocamos realmente um monte de fertilizante. Não nos julgamos culpados por isso, mas deveríamos termos pesquisado antes sobre transplantar a planta e colocar fertilizante. Somente lemos na embalagem para colocar ao redor da planta e foi isso o que fizemos. E depois para deixarmos bonito colocamos casca de pinheiro em cima:



É isso mesmo! Todos estes granulados branco, vermelho e cinza é o fertilizante! Um monte de fertilizante em uma planta recém transplantada. O resultado não poderia ser outro: ela começou a ficar com as folhas amareladas e começaram a secar e a cair uma a uma, da base para o topo, quase até a metade da planta.


Na foto acima dá pra ver como que as folhas estavam amareladas. Uma após uma. O Gil tinha a certeza de que tinha matado o Benson (este foi o nome dado a ela). E a Fuka sempre o consolou falando que a culpa não era dele, que ele não sabia. 
Mas depois de um tempo, conhecemos o fórum do atelier do bonsai, e lemos em muitas postagens lá falando sobre transplante de vasos e tudo mais, e que nunca se deve fertilizar após esta operação. 
Então fizemos o seguinte: retiramos as cascas de pinheiros que enfeitavam ela, e com uma colher, arrancamos todos os grãos de fertilizantes que mesmo quase após um mês na planta, estavam todos lá, quase inteiros. Limpamos tudo. Deixamos sem um único grão.E esperamos a recuperação do Benson.
E como para tudo na vida o tempo dá um jeito, o Benson começou a se recuperar! Como que por mágica, assim que tiramos o fertilizante as folhas pararam de amarelar e ele se estabilizou, e dias atrás, para nossas surpresa, surgiu um broto ao lado dele! 


Não sabemos muito bem como que é a reprodução desta espécie, mas o broto esta cada dia maior!


E esta foi a nossa  experiencia com o fertilizante mineral! Depois que fizemos isso, Lemos em um monte de lugar que o mais recomendado para principiantes são os fertilizantes orgânicos, como por exemplo, farinha de osso e torta de mamona (apesar de serem fedidos demais, são mais simples de serem usados e menos arriscados, mas mesmo assim estudar o que se fazer com eles é importantíssimo!).
E é isso aí!
Esperamos que o nosso erro ajudem quem tem dúvidas quanto a este tipo de fertilizante. Sabemos que a culpa não foi do fertilizante, e nós não tivemos culpa pois não fizemos por mal, foi sem-querer, mas como todos sabem, tem cada coisa que acontecem sem querer que as vezes não tem como consertar.
Melhor do que aprender com os seus erros é aprender com os erros dos outros.
Até mais!

7 comentários:

  1. Olá!
    Que lindo que está o Benson, parabéns!
    Também sou novata em assunto de jardinagem, mas aos poucos estou aprendendo rs.
    Gostaria de deixar algumas dicas aqui.. :)A farinha de osso e torta de mamona que foi citado acima também não podem ser colocados em grande quantidade, e geralmente longe do caule, pois também podem matar as plantas. E quando se retira uma planta do vaso para transplantar, é recomendado preservar o torrão(terra que está g/"grudada" nas raízes), não se deve lavar as raízes, a não ser no caso de retirar alguma contaminação da área..
    Quando possível, mostre para nós como está a filhotinha do Benson!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Legal... Só que chegou 20 minutos atrasado, acabei de mudar minha jabuticabeira de vaso, usei o mesmo fertilizante que vocês, caixinha azul de um quilo com dosador, mas o fabricante diz na caixa pra usar 200 gramas, tô achando que o amarelado é decorrente do stress de ser mudado que ocorre com todas plantas, ademais meu vaso é grande de 100 litros, será que devo tirar o 10-10-10 que acabei de usar? Se possível me responde, abraço Gil.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Gostaria de saber se posso colocar este adubo 10-10-10 no meu vaso de hortensias.... Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Gostaria de saber se posso colocar este adubo 10-10-10 no meu vaso de hortensias.... Obrigada

    ResponderExcluir
  5. que bom que deu tudo certo para a sua planta que ficou mais linda...
    eu tenho este fertilizante mineral que voce usou, mas acontece que deveria por ao redor na extremidade da planta mas longe o possivel, pois este fertilizante age no solo nutrindo com fosforo, nitrogenio e potassio,mas fertilizar sempre longe quase encostando no canto do vaso, basta a metade de uma colher que comemos doce etc.. espero que ajude tambem aos demais; eu comprei ele mais para a minha arvore de graviola bem antiga, e o recomendo e uma colher deste fertilizante ao redor no solo mas distante do tronco.Abraços

    ResponderExcluir
  6. Gostei da matéria mas eu queria saber com usar esse fertilizante mineral misto10-10-10para adubar jabuticabeira que já está dando frutos a bastante tempo ela é encerrada.

    ResponderExcluir
  7. que linda historia da plantinha Benson amei gosto muto de plantas tenho poucas plantadas mas amo elas de todo meu coracao plantas e animais e criancas e tudo de bom

    ResponderExcluir