sábado, 22 de setembro de 2012

Caliandra: poda e transplante!

Olá!
Como postamos estes dias atrás, compramos uma caliandra no Ceagesp Sorocaba, e realizamos alguns procedimentos nela depois de conversar com alguns amigos do fórum do Atelier do Bonsai!

A primeira coisa que fizemos foi realizar uma poda drástica na mesma, deixando ela que tinha um pouco mais de um metro com uns vinte centímetros.



Acima como ele chegou do Ceagesp. E abaixo após a poda drástica. Colocamos pasta de dente no corte para não desidratar muito.




E começamos o processo arrancando ela deste plástico que ela veio. A terra estava totalmente compactada e argilosa. Como todas as outras plantas que costumamos comprar vem.





Não se preocupem com a cara do Gil nas fotos. É que o sol estava de rachar e não dava pra ficar sem fazer esta careta (segundo ele, né).

Retirada do plástico, tiramos uma boa parte da terra que estava nela, deixando apenas um pouco.




Para nossa surpresa, não tinha raiz pivotante (a principal de sustentação, a mais grossa), somente raízes capilares. O que nos leva a crer que a propagação da mesma se fez através de estaquia.





Desta vez não colocamos de molho no hormonio enraizador (vitamina B1) e não realizamos a poda das raízes. Não mexemos em nada, só retiramos o torrão argiloso mesmo e colocamos em um vaso para se desenvolver com um substrato 50% pedrisco e 50% terra vegetal preparada e adubada (segundo a embalagem pelo menos!).














Observem que a parte seca do caule era a que estava  pra fora do substrato que ela veio. O primeiro galho apresenta raízes saindo do mesmo, já que ele estava enterrado.



E o processo foi esse!

Vamos deixar um tempo neste vaso, um ou dois anos para se desenvolver, engrossar um pouco o tronco e 
aumentar a brotação!

Agora é só esperar. Sábado que vem iremos no Ceagesp Sorocaba novamente para adquirir mais um ou dois exemplares de caliandra.

É isso aí!
Até mais!





6 comentários:

  1. Quanto tempo depois ela volta a florir? tem época para isso? me mande um e-mail para que você possa tirar minhas dúvidas, agradeço. ( lfonseca.21@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  2. Como está esta Caliandra, hoje, meu amigo? Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir