Olá!
Iremos explicar aqui o que é estaquia.
Já mostramos este processo no blog, mas nunca escrevemos nada especificamente sobre isso , então vamos lá:
Estaquia é a reprodução assexuada dos vegetais através de estacas. É muito utilizado nas produção de mudas, sejam estas plantas ornamentais ou frutíferas.
Abaixo mostramos um desenho retirado da net exemplificando o processo:
Na imagem acima é mostrado uma planta e um galho da mesma arrancado e colocado no chão, este galho passa a se chamar estaca a partir deste momento , pois é isto que ele vira, e mostra também as gemas que contem nos galhos, ou brotos. A estaca não deve ser muito comprida, usamos aqui com no máximo 10 cm.
É necessário arrancar as gemas apicais para poder desenvolver gemas laterais, pois a gema apical inibi o crescimento das laterais.
O desenho acima mostra o que é gema apical.
O corte do galho selecionado deve ser realizado em diagonal, para ter mais contato com o substrato que ficará acomodado.
O substrato que normalmente utilizamos aqui em casa é a areia grossa de construção. Apesar de não ter nutriente nenhum, é muito bom para desenvolver raízes. Claro que não é regra geral para todas as plantas, dependendo da espécie é necessário um estudo específico sobre o substrato, mas nós aqui por enquanto só utilizamos areia. E esta dando certo!
Abaixo imagens de estacas em seus vasos que encontramos na net:
Nós deixamos as nossas estacas a meia sombra.
Nem todas as espécies aceitam este método de reprodução. Tentamos fazer o processo com uma estaca de jabuticabeira, e não enraizou . Mas em compensação a estaca de amora enraizou muito facilmente!
Quando realizamos o processo de estaquia, deixamos as estacas de molho no hormônio enraizador na vitamina b1 de um dia ao outro, e depois areia neles!
A vantagem da estaquia é a facilidade de realizar a mesma. Simples demais!
Vale a pena fazer, quem nunca fez, vale a pena experimentar. Nem sempre dá certo, mas é assim mesmo. Acertos e erros fazem parte de nossas vidas. Sem mais delongas.
Não é nada muito técnico o que escrevemos aqui, mas se dá certo com a gente, deve dar certo com vocês também!
E boa sorte para as estacas !
É isso aí!
Até mais!
Finalmente uma explicação clara e ilustração precisa.
ResponderExcluirObrigado por compartilhar!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada pelas dicas, simples, diretas e eficientes. Minhas estacas estão pegando. Felicidades.
ResponderExcluirObrigada pelas dicas, simples, diretas e eficientes. Minhas estacas estão pegando. Felicidades.
ResponderExcluirQue bacana, obrigada pelas dicas, simples, diretas e efeicientes. Minhas estacas estão dando certo.
ResponderExcluirfaltou falar para o quê a estaquia serve, ela é um clone exato da planta mãe e por isso a estaca enraizada (agora muda) é minúscula mas já tem genética de planta adulta, acelerando a produçã. abçssss
ResponderExcluir