terça-feira, 31 de julho de 2012

Estacas de serissas: início.

 Olá!
Como já havíamos escrito aqui antes, fizemos as estacas de serissas (Serissa foetida variegata) e as deixamos por 24 horas no hormônio enraizador com vitamina b1.
As estacas que foram  usadas são das serissas que estão no processo do sekijoju, e que podamos para dar o formato desejado. Logo após as podas passamos pasta de dente nos locais onde foram mais afetados. 


  Aqui uma das serissas antes da poda, e abaixo detalhe da pasta de dente e como que ela ficou. Segue a 2ª serissa já podada também.





E abaixo estão as estacas que deixamos de molho no hormônio por 24 horas.






Depois de 24horas na solução, é chegada a hora de colocar nos devidos recipientes. Utilizamos 100% pedrisco como substrato, pois vimos no exemplo do Brenno que ele utilizou casquilho de telha e pedrisco. Resolvemos não usar o casquilho pois não temos pronto, teríamos que fazer e o pedrisco retém bem a umidade, e ao mesmo tempo permite uma boa drenagem.
Utilizamos um lápis para fazer um furo nos pedriscos onde iriamos colocar as estacas. Não colocamos diretamente as estacas pois ficamos com receio das mesmas quebrarem por causa da resistência dos pedriscos em relação a fragilidade das estacas de serissas.


Acima os vasos individuais e as estacas no hormônio.



 O processo de "furar" o pedrisco com o lápis para colocar a estaca.








E as estacas nos vasos para desenvolverem raízes.




Bom, agora é esperar pra ver né? O Brenn0 na experiencia dele esperou um mês para verificar o crescimento das raízes. Vamos esperar um tempo e conferir também!
E é isso ! Esperamos que de tudo certo, serissa é uma das espécies que mais apreciamos, e segundo amigos do atelier do bonsai, a estaquia pega fácil! Tomara!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário