Olá!
Hoje o Gil fez os seus primeiros desenhos de bonsai. Lemos na revista " Como Cultivar Bonsai" n°7 a importância de se realizar um desenho técnico, para poder imaginar como o exemplar ficaria depois de concluído, para se ter uma noção de que caminho seguir até lá.
E abaixo dois desenhos que ele fez no horário de almoço dele. Lápis e papel na mão e vontade de ver um bonsai pronto.
Foram desenhados dois exemplares. Uma jabuticabeira no estilo moyogi (estilo reto informal, onde o tronco apresenta uma certa sinuosidade e a disposição dos galhos não é simétrica) e uma serissa sekijoju (raiz sobre pedra).
Os desenhos foram feitos em um bloco de notas. As imagens são fotografias do papel. escaneado não ficou muito bom o resultado da jabuticabeira, pois a folha saiu muito escura. A serissa ficou legal escaneada. Vejam só:
Desenhos são simples de serem feitos. Alguns detalhes a mais dão um toque diferenciado ao desenho. Vejam abaixo alguns detalhes dos desenhos:
Acima detalhe das raízes sobre as pedras e os galhos da serissa, e abaixo o tronco da jabuticabeira e suas casca que "descasca" quando cresce e suas folhas:
Iremos fazer um passo a passo de um desenho qualquer dia para explicar um pouco do que sabemos.
Não sabemos se é correto chamar de "desenho técnico" de bonsai, pois quando alguma coisa é técnica, significa que existe um monte de norma regularizadora sobre ela. O que não existe no desenho do bonsai. É mais um desenho artístico mesmo.
Esperamos que tenham gostado.
É isso aí!
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário